quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O PAPEL DA INCLUSÃO DIGITAL NO PROCESSO EDUCATIVO

A exclusão sócio-econômica desencadeia a exclusão digital ao mesmo tempo que a exclusão digital aprofunda a exclusão sócio-econômica. A inclusão digital deveria ser fruto de uma política pública com destinação orçamentária a fim de que ações promovam a inclusão e equiparação de oportunidades a todos os cidadãos. Uma ação prioritária deveria ser voltada às crianças e jovens, pois constituem a próxima geração.
Um parceiro importante à inclusão digital é a educação. A inclusão digital deve ser parte do processo de ensino de forma a promover a educação continuada. Educação é um processo e a inclusão digital é elemento essencial deste processo. Embora a ação governamental seja de suma importância, ela deve ter a participação de toda sociedade face a necessidade que se tem de acesso a educação e redistribuição de renda permitindo assim acesso as TIC’s( tecnologias de informação e comunicação).
Ações de inclusão digital devem estimular parcerias entre governos, empresas privadas, organizações não governamentais (ONGs), escolas e universidades. Governos e empresas privadas devem atuar prioritariamente na melhoria de renda, suporte à educação bem como tornar disponíveis equipamentos à população. Algumas ações que podem ser promovidas pelos governos e empresas privadas incluem: disponibilizar acesso a terminais de computadores e correio eletrônico a toda a população; oferecer tarifas reduzidas para uso dos sistemas de telecomunicações; criar mecanismos de isenção fiscal, sem muita burocracia, para o recebimento de doações de computadores e equipamentos de infra-estrutura.
As escolas e universidades constituem também componentes essenciais à inclusão digital uma vez que professores, alunos, especialistas membros da comunidade atuam em conjunto para o processo de construção de conhecimento. De nada adianta acesso às tecnologias e renda se não houver acesso à educação. Isto porque o indivíduo deixa de ter um papel de consumidor de informações, bens e serviços, e então passa também a atuar como um produtor de conhecimentos, bens e serviços.
A inclusão digital deve estar integrada aos conteúdos curriculares e isto requer um redesenho do projeto pedagógico e grade curricular atuais de ensino fundamental e médio. É pré-requisito considerá-lo também na formação de profissionais dos cursos de Pedagogia, Licenciaturas e similares.
É preciso começar já com o risco das próximas gerações continuarem com elevado índice de excluídos da era digital. A inclusão digital compreende acesso a educação, renda e TIC’s. A ausência de qualquer um desses significa grande parte da população brasileira permanecendo na condição de mera aspirante a inclusão digital. Dentro deste contexto, considera-se que a inclusão digital é necessária a fim de possibilitar à toda a população, por exemplo, o usufruto dos mais variados serviços prestados via Internet. Hoje em dia, ter acesso a Internet significa acesso a um vasto banco de informações e serviços que deve ser utilizado por toda população.

Um comentário:

  1. Olá Úrsula, adorei seu texto, tudo muito bem explicadinho, me ajudou muito. Faça uma visitinha no meu Blog, sou do grupo G3 de Jales...abração!

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